sábado, 15 de janeiro de 2011

Torroristo

A culpa na verdade é da minha antena. Sim, já inicio reclamando. Ocorre que em meu doce lar, possuímos uma antena de televisão precária, coitadinha. Ela capta o sinal de uns quatro canais e deu. Vale a pena mencionar os eleitos: Rede TV!, que me permite o deleite de assistir a Luciana Gimenez e seus convidados eruditos e (como não explicitar?) o Stúdio Pampa, que dispensa elucidações. Tem outro canal que passa programas destinados ao culto do Senhor. O terceiro canal é o Futura, passa coisas até bem interessantes, mas pertence à Globo (#parcialidade). E eis então, nosso orgulho, nosso monopólio teleaudiovisivo, nossa alienação nacional: Rede Globo. Confesso que adoro novelas. Desde criança. Não viveria sem novelas por nada deste mundo. Mesmo que tenha que fechar os olhos (ou abri-los bem) na hora em que a trama está sendo direcionada para algum interesse político da emissora, os personagens se descaracterizam completamente pra aumentar o ibope, os conflitos sejam hipócritas, etc. Então, assisto à Globo, mesmo que eu passe mais tempo me indignando do que me divertindo, não tenho muitas opções. Tem algumas coisas que eu aproveito no meio do lixo.

Como porcos fuçando, eu e todos os brasileiros que não tem uma antena decente, catamos nos dejetos algo que possa ser aproveitado. O pior é que quem não assiste com crítica, em sua humildade, assiste com fé. Acredita no que os programas relatam. Acho que isso, entre tantas outras coisas, é herança da ditadura. Já somos democracia há décadas, mas ainda remamos em nosso desenvolvimento, em nosso “libertar”. Exemplo: agora que começamos a incluir (reincluir na verdade) nas grades curriculares disciplinas fundamentais para o desenvolvimento de nosso raciocínio: filosofia e sociologia. Penso que este processo levará décadas, na prática pelo menos vinte anos até que 100% das escolas as tenham normalmente em seus currículos. Já levamos mais de vinte anos para que virasse lei. Aí já são quarenta anos. E a lei e a prática possuem velocidade opostas, ISS quando a prática possui alguma velocidade. Nossa, que efeito devastador tem uma ditadura militar! Como uma bomba, seus efeitos devastam cem vezes mais do que o seu tamanho. Uma ditadura de duas décadas deixa marca por mais que o dobro de seu tempo. Claro que não vou deixar de lembrá-los que nossa ditadura, bem como todas as ditaduras militares da América Latina, foi financiada pelos EUA. E assim como atrasou a educação, o país inteiro, em todos os sentidos sofreu um retrocesso para que os militares sentissem o gozo do poder. Por que ainda não se falou em abrir o monopólio das telecomunicações? Por que só quem é muito importante e tem rios de dinheiro pode ter um canal de televisão? E quando digo importante, não é necessariamente importante, mas importante no sentido capitalista, ou seja: muito poder. Penso que esta resposta é simples: porque temos uma ditadura nesta área, a ditadura da família Marinho. Com o mesmo poder de mando dos militares. Quem vai contra eles?

Aos domingos não há novelas, então normalmente a TV fica ligada e tentamos assistir alguma coisa. Domingo destes, estava um calor dos infernos, nem prestávamos atenção ao programa que passava, porém num vislumbre vi a Patrícia Poeta anunciar que “no próximo bloco” iriam mostrar a insegurança dos aeroportos brasileiros, se era possível viajar de avião armado com uma bomba ou uma arma. Parei tudo, fiquei ansiosamente esperando o “próximo bloco”, desviei toda a minha atenção para a televisão como se fosse o último capítulo de Barriga de Aluguel. Será que tinha ouvido certo? – fiquei eu meio apalermada. Eis que Patrícia volta e ela e seu fiel escudeiro Zeca Camargo apresentam a reportagem que se resumia ao seguinte: fizeram uma réplica de uma arma de poder altamente destrutivo, usada pelo exército de Israel e uma réplica de uma bomba, e foram embarcando de avião em avião dentro do país pra verificar se conseguiriam embarcar. Conseguiram. Então colocaram um especialista em segurança falando das conseqüências disso: “pode acontecer de um terrorista seqüestrar um avião”. A Poeta, horrorizada, lamentava: “isso é um absurdo, um perigo enorme, qualquer terrorista pode seqüestrar um avião no Brasil. Com a proximidade da copa do mundo a segurança deve ser aumentada, né Zeca?”. “Com certeza, Patrícia!”.

Eu achava que era só uma mania esta coisa de brasileiro querer ser igual a estadunidense a qualquer preço. Não. É muito maior que isso. É um código genético inscrito nos nossos genes. Não tem outra explicação. Se os gringos se vestem de azul, a brasileirada toda corre pra se pintar de blue; se eles acham bonito ser magro até a morte, nós paramos de comer até adoecermos; se eles organizam uma festa para premiar os melhores filmes, nós assistimos comovidos e ávidos para ter acesso à esta “magnífica” produção rodada em inglês, vamos ter de assistir legendado ou dublado não faz mal, olhar filme em português não tem glamour, mesmo que o cinema brasileiro tenha produções iguais ou até melhores (não nos identificamos com nossa cultura, o bonito é o que vem de fora). Queremos espelhinhos e damos nosso ouro. Como sempre foi. Até nas desgraças nós temos que ser iguais. Se nos EUA há terroristas, nós temos que ter também. Nossos aeroportos têm de se adequar, porque eles virão. Nem que para isso tenhamos que contratar alguns, mas não podemos ficar atrás. A segurança nas ruas não importa, os assaltos, latrocínios, homicídios podem continuar acontecendo. A seca do Rio Grande do Sul não é mais comentada, o aumento dos parlamentares nem foi mencionado na TV. O que precisamos urgentemente é de segurança em nossos vôos.

“Senhor Jesus e Bom Deus, se eu for boazinha, vocês fazem a TV Cultura pegar aqui em casa?”



Zaluzejo - O Teatro Mágico
Composição: Fernando Anitelli
Ah eu tenho fé em Deus... né? Tudo que eu peço ele me ouci... né?
Ai quando eu to com algum pobrema eu digo: Meu Deus! me ajuda que eu to com esse problema! Ai eu peço muito a Deus... ai eu fecho meus olhos... né?
Meu Deus me ouci na hora que eu peço pra ele, né? Eu desejo ir embora um dia pra Recife não vou porque tenho medo de avião, de torro...de torroristo ai eu tenho medo né?

http://www.youtube.com/watch?v=UdsxywBK2D4

Nenhum comentário:

Postar um comentário