segunda-feira, 24 de março de 2014

O maior princípio do SUS: afeto!

Volto dessa viagem tão energizada, me sentindo cuidada, amada! Eu precisava disso! Precisava me sentir querida, especial, me sentir igual, me sentir pertencente.
Brasília, Ceilândia e Santa Maria foi uma imersão em afeto. Essa viagem me refez. Ainda estou capenga, ainda estou com uma ferida, mas pelo menos me sinto cuidada.
E tudo isso me faz pensar o SUS, me faz pensar que não precisamos de nenhuma diretriz, nenhum princípio, nós só precisamos de afeto! Se cuidarmos de nossos pacientes, nossos usuários, nossos cidadãos com afeto nós estaremos automaticamente fazendo todo o resto, estaremos implicitamente cuidando com igualdade, equidade, universalidade e integralidade. Estaremos cuidando de forma humanizada. Estaremos com todos os princípios e diretrizes em uma só forma de chamar: afeto!
Voltei com tanta gana de lutar por um mundo melhor. Foi tão terapêutico pra mim encontrar outros malucos que alucinam com os mesmos sonhos que os meus. Eu acho que podemos. Eu acho que vamos conseguir! Obrigada a todos que cuidaram de mim nestes últimos catorze dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário