quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Mais disciplina, mais seriedade, mais amor, mais cuidado com as pessoas

Pois é, é exatamente isso! Precisamos nos preocupar mais com as pessoas! Mas o futebol é uma indústria, uma indústria que dá muito lucro, num sistema capitalista é só o que importa. Por isso eu faço essa divisão entre clube e torcedores. São duas coisas, pra mim, completamente distintas. O clube só quer lucro, só almeja o capital. Se a torcida grita cânticos racistas, mas continua dando dinheiro para o clube, eles JAMAIS vão coibir. Com a expulsão do campeonato estamos mexendo diretamente no lucro deles e aí sim eles entendem. No capital, só se aprende assim. Claro que os torcedores que não têm nada a ver com isso se prejudicam. Esse é um lado ruim e tem outros.
Eu estava lendo agora sobre a tal guria. Claro que no início eu queria dar na cara dela. Quem tem DE VERDADE amigos negros acaba tomando as dores e querendo fazer justiça com as próprias mãos. Reação visceral de animais que somos. Mas passado o efeito do sistema límbico, a gente vai analisando as coisas, lendo mais o que aconteceu - eu não gosto de futebol, não estava assistindo, daí tenho que ir juntando os pedaços e eu só fiz isso essa semana, eu estava com vontade de ficar longe disso -, o rumo que as coisas vão tomando. Algumas coisas que fiquei pensando: primeiro, o gol foi lá na outra goleira, o gol foi no Grêmio, sei lá, quando eu olhava futebol e torcia eu olhava pra onde a bola estava rolando, fiquei perplexa (ainda mais) quando entendi que o xingado era um cara que nem se encontrava no meio da função, tipo, parece que queriam xingar alguém negro, parece que queriam ser racistas. Foi uma impressão que tive. Segundo, fiquei sabendo que a guria foi identificada porque a câmera da ESPN pegou ela exatamente no momento em que xingava o goleiro de macaco, e que ficaram reprisando ela falar macaco durante a pausa no jogo por causa da agressão. Assim, ao final do jogo ela já tinha sido identificada nas redes sociais e o nome dela já estava exposto na internet, bem como suas fotos. E se a câmera não tivesse pego ela naquele momento? Tinham outros torcedores fazendo o mesmo que ela, cadê o nome deles? Isso quer dizer que vamos punir crimes na sorte? Ela teve a má sorte de ser filmada, vamos lá, morte, estupro, apedrejamento da casa (esse último não foi ameaça, foi realizado mesmo). Somos tão boçais quanto ela com esse comportamento. Aliás, FOMOS NÓS QUE PRODUZIMOS ELA. Se racismo é crime, ela tem que ser presa. Ela e os outros torcedores. TODOS os outros torcedores. Vão pegar só ela de bode expiatório? O negócio é só dar uma satisfação ao mundo de que fizeram algo, ao invés de cumprir a lei? “Olha, acabamos com a vida dela, vamos seguir em frente”. É isso que produz criminosos por aí. “Pode fazer, mas não pode ser pego fazendo, não deixe rastros explícitos e não incomodaremos você”. Como assim, gente?
Todo mundo sabe que a torcida do Grêmio chama os colorados de macacos, eles têm músicas sobre isso, imitam sons do bicho e têm coreografias. A guria não mentiu quando disse que estava no impulso do jogo. Porque é isso que acontece na arquibancada gremista. É esse o jeito de torcer. Pode não ser o posicionamento de todos os gremistas, mas que acontece, acontece! Não é a primeira vez que um jogador sofre racismo em campo, isso não é novidade, todo mundo sabe disso. Se a lei fosse aplicada lá na primeira vez que isso aconteceu, hoje não estaríamos vivendo isso de novo. Precisamos de mais disciplina, mais amor, mais compaixão e mais seriedade. Não temos que linchar ninguém, esse tempo já passou – eu espero – hoje temos uma constituição, temos leis. Racismo é crime inafiançável no Brasil - e fiquei tão orgulhosa do quanto os mexicanos ficaram impressionados com isso quando estive lá! – que se cumpra a lei e que paremos com esse circo de horrores. Não temos que pegar um Cristo, temos que punir os culpados.
O Grêmio foi expulso do campeonato e acho bem merecido, o clube já deveria ter tomado atitudes para acabar com isso. Foi o clube que começou com isso, quando só permitia jogadores brancos em suas dependências, fazendo com que os negros – com muita razão – não torcessem para um time que não os aceitava. Sim, isso acabou, porém a discriminação não. E o clube não moveu uma palha pra mudar. Deixou seus torcedores usarem a cor da pele pra inferiorizar os rivais.  Enquanto não estava causando problemas R$ para o clube, estava bem. Agora vão sofrer um baita prejuízo. Não falo da multa ridícula. Ridícula pelo valor e pelo motivo: pelo fato de os torcedores terem jogado papel higiênico no campo. Falo de estar fora do campeonato e nos contratos com patrocinadores que não farão. Daí pensamos: “Bem, só assim pra entenderem que racismo não é uma coisa legal e que como clube eles possuem um compromisso social com toda a sociedade, fazendo com que entendam que sim, devem zelar por todos, pelos jogadores, pelos torcedores e pelos que não gostam de futebol mas querem ser respeitados. Agora o Grêmio vai entender, e se for assim, pelo menos, é uma boa causa estar fora do campeonato”.
Mas não! O Grêmio sabe o que fez? Uma reunião pra criar estratégias de coibir o racismo entre a sua torcida? Não. Eles anunciaram que vão, a partir de agora, ficar de olho nas torcidas rivais.
Não entenderam nada.
A linguagem deles é só uma: capital.
E tem gente que não entende porque eu sou comunista...

Um comentário: